Notícias

Pesquisa aponta que aproximadamente 15 mil pessoas já apresentaram quadro de câncer de boca em 2015


De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o Câncer de boca é um dos mais comuns, no mundo.
Uma doença crônica que afeta qualquer região da cavidade bucal tais como a mucosa bucal, céu da boca, gengivas, palato duro, a língua e orofaringe, o câncer de boca é um dos tipos mais comuns da doença de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).  Os hábitos, vícios e costumes de uma população relacionados com o fumo e o álcool são as principais causas.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil a doença poderá atingir aproximadamente 15 mil pessoas neste ano, sendo o quinto câncer mais comum nos homens e o oitavo nas mulheres. Além do consumo excessivo de álcool e o hábito de fumar, outros fatores podem causar a doença, como deficiência alimentar, higiene bucal inadequada e próteses ou aparelhos dentários mal adaptados.
O ideal é estar atento aos sinais de alerta, como feridas na região bucal que não cicatrizam em até três semanas de seu surgimento, sangramentos ou inchaços sem razão aparente e manchas avermelhadas e esbranquiçadas semelhantes a aftas, porém indolores, e procurar um especialista ou Cirurgião-Dentista.
Em estágio mais avançado, o paciente pode sentir dificuldade ao engolir, a língua pode ficar com os movimentos limitados, apresentar caroços na boca e no pescoço e emagrecer repentinamente. O exame rotineiro da boca feito por um profissional de saúde pode diagnosticar lesões no início, antes de se transformarem em câncer. Pessoas com mais de 40 anos que fumam e bebem devem estar mais atentas e ter sua boca examinada por profissional de saúde (dentista ou médico) pelo menos uma vez ao ano.
A cirurgia a quimioterapia e a radioterapia são, isolada ou associadamente, os métodos terapêuticos aplicáveis ao câncer de boca. Para lesões iniciais, tanto a cirurgia quanto a radioterapia têm bons resultados e sua indicação vai depender da localização do tumor e das alterações funcionais provocadas pelo tratamento. O mais importante na caso do Câncer de boca é a prevenção e o diagnóstico precoce, elevando em muitos casos a sobrevida dos pacientes a quase 100%.
Para entrevistas nós sugerimos o Prof. Dr. Jose Ricardo Dias Pereira  Cirurgião Dentista, Membro do Corpo Docente do ITV  - Instituto Tavares Vieira.

RETORNE AO ÍNDICE DAS NOTÍCIAS

Instituto Tavares Vieira ©2015. Todos os direitos reservados. Design by PROJECT NEWS INTERNET SOLUTIONS